Os 3 eixos da IC

Saiba em que consiste a IC, quais as principais causas, os sinais a que deve estar alerta, as opções de tratamento disponíveis e qual a melhor forma de preveni-la, cuidando do seu coração.

1. Conhecer a IC

A Insuficiência Cardíaca é uma doença grave que impede o coração de funcionar normalmente e bombear com eficácia o sangue, transportando oxigénio e nutrientes para todo o organismo.

1

Segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, cerca de meio milhão de portugueses sofrem de IC, doença que é responsável por duas a três vezes mais mortes que o cancro da mama e do cólon.

2

Em 2014, houve 4688 mortes devido a IC em Portugal continental. Se nenhuma medida for tomada, estima-se que em 2036 o número de mortes devido a IC cresça 73%, sobretudo devido ao envelhecimento da população.

3

Um inquérito de 2019, conduzido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, mostrou que os portugueses ainda não conhecem bem esta doença: mais de metade dos inquiridos acreditava que a taxa de sobrevivência de IC é alta e apenas 15% reconhecia o edema das pernas como sintoma.

2. Identificar a IC

Existem diversas causas para a IC, sendo as mais comuns ataques cardíacos, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, defeitos cardíacos congénitos e abuso de álcool e drogas.

Sinais de alerta

  • falta de ar
  • tosse e pieira
  • aumento de peso
  • inchaço dos tornozelos
  • pernas ou abdómen
  • cansaço e fadiga
  • tonturas
  • frequência cardíaca rápida
  • perda de apetite
  • necessidade constante de urinar durante a noite

Um diagnóstico atempado é a melhor forma de controlar a doença, tratando-a para reduzir os sintomas e permitir aos pacientes que vivam mais e melhor tempo. Faça check-ups regulares e não deixe de consultar o seu médico se sentir algum sintoma que o faça suspeitar de IC.

3. Tratar a IC

Para tratar a IC podem ser recomendados medicamentos, dispositivos médicos implantáveis (como a Terapia de Ressincronização Cardíaca), cirurgia ou até um transplante, nos casos irreversíveis

Para garantir um tratamento mais eficaz e como forma de prevenção da doença. praticar exercício físico, manter um peso saudável, fazer uma alimentação equilibrada (com pouco sal e gorduras e sem álcool) e deixar de fumar são algumas das melhores escolhas que pode fazer para o seu coração.

Verdade ou Mito?

A insuficiência cardíaca (IC) é incompatível com o exercício físico? E é mesmo inevitável vir a sofrer da doença à medida que se envelhece? Entre as muitas ideias que rodeiam esta doença, há algumas que não passam de mitos – e outras que devemos levar muito a sério. Perceba quais são quais.